Agro & China

Como as novas tecnologias estão remodelando o país

Arados, foices e tração animal. Essas foram ferramentas muito utilizadas na agricultura chinesa, mas hoje, fazem parte das coleções de antiguidade do Museu da Agricultura da China. As novas tecnologias de sensoriamento remonto, inteligência artificial e maquinários autônomos têm simplificado a vida do produtor chinês e revolucionado a maneira de fazer agricultura. Além disso, as plataformas de e-commerce também têm desempenhado um papel importante na comercialização e investimentos no setor.


Olhar para a China hoje, é olhar para o futuro. Suas elevadas taxas de crescimento, em diversos setores, aliadas à ascensão da classe média, urbanização e intenso investimento em infraestrutura, colocaram essa nação em paridade com os países mais desenvolvidos do mundo e impulsionaram o desenvolvimento da agricultura inteligente e da indústria agrícola por todo o país.


De acordo com o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, em 2019 havia mais de 2.500 empresas de máquinas agrícolas no país e a mecanização do setor excedeu 70%.


Desde 2017, os drones vem sendo utilizados para fins agrícolas na China. Sua praticidade e agilidade têm ajudado a melhorar o rendimento das colheitas e manter a qualidade do solo, o qual já foi muito degradado por anos de uso incorreto e abundante de pesticidas.


❗️Estamos na era da tecnologia digital. Vejo que cada vez mais, ela permeará a economia e trará benefícios tanto para os produtores e consumidores quanto para o planeta. É fato, este é um caminho que não tem mais volta e até os setores mais tradicionais, como o agronegócio, estão se inserindo e se modernizando. As novas agro tecnologias e modelos de negócios online estão remodelando o setor e tornando-se uma tendência não só na China, mas também no mundo. 
@frskrs